O deputado Ernani Polo representou a presidência da Assembleia Legislativa, em Gramado, nesta quarta-feira, na primeira edição da Jornada da Rede Técnica Cooperativa. O evento tem como objetivo compartilhar o conhecimento entre as cooperativas agropecuárias, e reúne, até o dia 7, palestrantes, que falarão sobre os avanços tecnológicos deste setor, que cresce a cada dia e é de fundamental importância para a economia.

Os temas abordados são qualidade do solo, sustentabilidade, clima, biotecnologia, integração de sistemas de produção, logística e inovação e tecnologia. Lançado na Expodireto 2019, o projeto, que integra campos experimentais, desenvolvimento e validação de práticas agrícolas, tem por objetivo tornar-se referência na geração e recomendação de boas práticas agrícolas e o uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais, visando à melhor renda dos agricultores cooperados.

A Rede Técnica Cooperativa foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 32 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando os custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.

 

*Com informações de Ocergs/Sescoop