Iniciativa encaminhada pelos parlamentares visa dar suporte para que instituição de saúde siga atendendo casos de Covid-19 e demais enfermidades urgentes.

Em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (15), com a secretária da saúde Atira Bergmann e equipe, o deputado Ernani Polo reiterou pleito da direção do Hospital de Caridade de Ijuí que solicita apoio em recursos e infraestrutura do governo do Estado para a abertura de novos leitos de UTI, a partir de documento encaminhado a SES. O deputado Beto Fantinel também participou da reunião e reafirmou a necessidade de ajuda à instituição. Os dois deputados intermediaram o encontro com a secretária da saúde.

De acordo com o presidente do Hospital, Dr. Douglas Uggeri desde o início de março o aumento nos casos de Covid-19 na instituição foi muito grande, lotando toda a sua capacidade de atendimento em 72 horas, o que obrigou a transformação de leitos previstos para outras enfermidades em atendimentos de Covid-19. O Hospital originalmente estava atuando com 30 leitos, sendo 10 para Covid-19, 10 para atendimento coronavírus e 10 atendimento geral, porém teve que alterar o uso dos leitos devido a crescente demanda, tendo as salas de recuperação lotadas também com outros pacientes.

A adaptação de novos leitos para o tratamento da Covid-19 também elevou muito os custos do hospital. “ Nossa situação está muito difícil e precisamos do apoio do governo do Estado para este enfrentamento. Nosso objetivo é reabrir a UTI coronavírus o quanto antes e a geral e para isso necessitamos desse apoio, com financiamento federal e estadual para manutenção do Hospital se possível”, diz o presidente Douglas Uggeri.

“Não queremos fechar UTIs de qualquer complexidade. Todos os leitos tem que ter processo de habilitação em Brasília, porém enquanto isso o Estado assume a manutenção dos mesmos. Qualquer área em que estejam usando para tratamento, com mínimas condições, seja leitos semi extensivos, o Estado vai encaminhar habilitação. Solicitamos então que enviem a relação de todos os pacientes atendidos em leitos de UTI para o pagamento administrativo do que já foi realizado, e, daqui para a frente, que nos enviem todos os leitos que podem abrir, para que possamos habilitá-los, enquanto o processo corre em Brasília. Queremos assistir o máximo possível o hospital, que está socorrendo como pode as pessoas, vocês estão fazendo um brilhante trabalho” afirma a secretária Arita Bergmann.

“Estamos verificando a difícil situação do hospital e o empenho dos profissionais da saúde e da secretaria da saúde também para atender da melhor forma o hospital de caridade. A afirmação da secretária Arita de que o Estado comprou monitores, respiradores e camas, e está locando equipamentos de UTI é muito importante, pois pode ajudar o hospital com equipamentos para ampliar a capacidade de atendimentos, ampliando leitos de UTI para covid 19, mantendo os atendimentos no setor geral e coronariano tão necessários também para salvar vidas”, afirma o deputado Ernani Polo.

Na mesma linha, o deputado Beto Fantinel acredita na importância da eficácia dos serviços prestados pela instituição. “O Hospital de Caridade de Ijuí compõe uma das principais peças da rede de atendimento de saúde do sistema único do RS. Possibilitar o credenciamento de mais leitos de UTI, permitindo com que tenhamos um melhor e devido atendimento da população, principalmente com os cuidados apropriados aos pacientes com coronavírus é fundamental para que possamos superar esse momento e pararmos de perder tantas vidas. A excelência do complexo hospitalar por si só mostra que o quadro de profissionais e a estrutura do mesmo estão aptos a ofertar serviços de extrema qualidade, como a sociedade busca e necessita”, afirmou Fantinel.