Na manhã desta quinta-feira, o deputado Ernani Polo prestigiou, no Palácio Piratini, na presença do governador Eduardo Leite, secretários, do presidente da Assembleia Legislativa Gabriel Souza e colegas deputados, ato de assinatura do contrato de compra e venda da CEEE – Distribuição entre o RS e a Equatorial Energia.

A empresa irá realizar diversos investimentos para potencializar o fornecimento de energia visando qualificar o atendimento aos clientes do RS. Importante destacar que parte do valor da venda, cerca de R$ 804 milhões, foram já destinados aos municípios gaúchos que tinham ICMS devido a receber.

“São recursos muito importantes que vão auxiliar muito as administrações municipais, neste momento de enfrentamento a Pandemia!”, lembrou o parlamentar.

A CEEE-D atende 1,6 milhão de clientes em 72 municípios da Grande Porto Alegre e das regiões Sul, Campanha e Litoral. No Brasil, o Grupo Equatorial, considerando as novas concessionárias adquiridas em 2021 no Rio Grande do Sul e no Amapá, passa a atender 13% do total de consumidores brasileiros e responder por 7% do mercado de distribuição do país.

O controle acionário da CEEE-D, de titularidade da Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-Par), foi leiloado em lote único pelo lance de R$ 100 mil, mas o grupo assumirá o passivo da companhia.