Devido à pandemia de coronavírus, a Assembleia Legislativa realizará neste ano a 1ª Semana Farroupilha Virtual em parceria com a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul). A ideia é promover atividades artístico-culturais no Teatro Dante Barone, sem público, mas com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais. Em uma das noites, deputados estaduais poderão cantar, tocar instrumentos e declamar poesias.

Nesta quinta-feira (3) será realizada a abertura do evento, que terá programação entre 7 e 18 de setembro, sempre às 19h. Na estreia, será apresentado o espetáculo “Da Cepa ao Eterno”, de Angelo Franco, previamente selecionado pelo edital do Sarau Especial Farroupilha – Temporada 2020. No dia 14, será a vez do espetáculo “Do Cipreste ao Piratini”, encenação que marca o início da Revolução Farroupilha. No dia 15, deputados estaduais irão se apresentar no Sarau Parlamentar.

Conforme Ernani Polo, o objetivo da Semana Farroupilha é não deixar passar em branco em 2020 a mais importante celebração da história gaúcha. Nesta edição, em razão das limitações impostas pela pandemia e dos prejuízos já causados pelo isolamento social, busca-se também oferecer apoio à classe artística relacionada ao setor musical, que está com suas atividades enormemente afetadas, além de homenagear os gaúchos através da música regionalista, tradicionalista e nativista. Para a realização dos eventos, a Casa usará sua própria estrutura física e seus meios de comunicação, sem qualquer despesa adicional.