A Assembleia Legislativa adotou mais mecanismos de prevenção ao coronavírus. O Palácio Farroupilha passou a contar nesta terça-feira (29) com uma câmera térmica para aferir em tempo real a temperatura corporal de quem ingressa no prédio. O software identifica e gera alertas de pessoas com alta temperatura, um dos sintomas da Covid-19.

O equipamento da empresa Hikvision mede a temperatura de até 30 pessoas simultaneamente, ajudando a identificar rapidamente possíveis doentes e evitar que eles ingressem no prédio. O alerta ao operador é emitido a partir da identificação de 37,8 graus. O presidente do Parlamento, Ernani Polo, destacou que as medidas se somam a outras adotadas desde o início da pandemia, como restrição a atividades presenciais, distanciamento entre as pessoas, instalação de totens com álcool em gel e uso obrigatório de máscaras.

Suspensão prorrogada
A Mesa Diretora aprovou nesta terça-feira a prorrogação, até 16 de outubro, das restrições de acesso ao público externo e interno na Assembleia Legislativa, assim como quaisquer atividades presenciais. A exceção é o Teatro Dante Barone, que pode receber eventos exclusivamente parlamentares em conformidade com decreto estadual. O prazo atual se encerraria em 6 de outubro.

Nas próximas semanas, os parlamentares que integram o colegiado decidirão como será a implementação do sistema híbrido de votação. O novo modelo permitirá que parte dos deputados esteja no plenário durante as sessões enquanto outros participem das votações remotamente para evitar aglomerações. Polo, que conduziu a reunião virtual, explicou que a ideia não é tornar obrigatória a presença física nas sessões, mas permiti-la a quem tiver interesse.

Com medidas restritivas desde o início da pandemia, mas sem nunca parar de funcionar, a Assembleia vem priorizando a atuação de parlamentares e servidores em regime virtual de trabalho, com sessões plenárias e reuniões de comissões sendo realizadas virtualmente. Desde 17 de agosto, deputados podem frequentar seus gabinetes com até três assessores.